FETRABENS entrega mais três unidades do Programa COMPENSAR


Fetrabens entrega mais 03 unidades do COMPENSAR

Fetrabens entrega mais 03 unidades do COMPENSAR

A Federação dos Caminhoneiros de Carga em Geral do Estado de São Paulo (Fetrabens), que reúne cerca de 20 sindicatos de transportadores autônomos no Estado de São Paulo, entregou mais três viaturas do Programa Sócioambiental COMPENSAR. Equipadas com opacímetro, tacômetro, decibelímetro, notebook e impressora, as unidades tem a finalidade de realizar teste de opacidade de fumaça (Fumaça Preta) e ruído de motor nos caminhões.

Os sindicatos contemplados com as novas viaturas foram o, Sinditac-Tatuí, presidido por Luiz Monzart; Sinditac-Guarulhos, Luís Fernando Ribeiro Galvão; e SINDICAM-Araras, presidido por Walmir Pelegrino. As entregas foram realizadas pelo presidente da Fetrabens, Norival de Almeida Silva, e pelo coordenador do Programa COMPENSAR. Jozinaldo João da Silva.

Durante a entrega  Josinaldo explanou a importância do Programa para  a categoria em São Paulo e para toda a população. “Nosso principal objetivo é  proporcionar aos caminhoneiros em geral a oportunidade de saberem com antecedência se seus veículos estão poluindo o ar com emissão de fumaça preta ou ruído do motor, além de auxiliar as autoridades governamentais no controle de emissões veiculares. Contribuindo dessa forma para a melhoria do ar que nós todos respiramos”, concluiu.

Com as três novas unidades, o COMPENSAR já conta com 14 viaturas distribuídas no Estado de São Paulo para sindicatos filiados à Fetrabens. De acordo com o Norival de Almeida Silva, o objetivo é chegar a 33 unidades. “Estamos trabalhando para que a frota de unidades móveis do Programa tenha condições de atender todo o Estado de S. Paulo”, avalia.

O presidentes dos sindicatos contemplados com as novas unidades do COMPENSAR foram unânimes em reconhecer o importante papel que a Federação assumiu ao criar o Programa, que é mantido pelos sindicatos a ela filiados. “Além de auxiliarmos os caminhoneiros que representamos em nossa base sindical, poderemos estender a vistorias para frotas a diesel de prefeituras, órgãos federais e transportadoras”, comemoraram.

Cetesb: O Programa Sócioambiental COMPENSAR está sendo analisado por técnicos e engenheiros da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para integrar o PMMVD (Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel), criado em 1998 e que consiste numa rede de empresas que realizam serviços de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos pela Cetesb, visando a minimização das emissões de poluentes. Essas empresas também estão autorizadas a emitirem o RMO – Relatório de Medição de Opacidade. Já ocorreram duas reuniões na sede da empresa, onde os modelos foram apresentados e vistoriados por membros da Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental e pelo Setor de Controle de Emissões de Veículos em Uso.

Na ocasião, o gerente do Setor de Controle de Emissões de Veículos em Uso, Daniel Egon Schmidt e o tecnólogo, Renato de Mello Araújo, entre outros integrantes da equipe, receberam o Jozinaldo e Norival. “Foram longas conversas em que apresentamos a eles o Programa e seu objetivo.  Os técnicos da Cetesb vistoriam os veículos. Recentemente recebemos um contato do Renato, solicitando que nós preparássemos um evento para vistorias os caminhões, para que eles possam constatar como as nossas operações ocorrem na prática. E já estamos nos dedicando a esse evento”, garantiu Jozinaldo.

Mais informações:

Cláudio Ferreira – (11) 7869-8501 / 9-9803-6434

F2 Press Comunicação Integrada

Fone.: (11) 3603-3082