O programa


Com um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, a responsabilidade socioambiental tornou-se instrumento fundamental para qualquer tipo de negócio. Foi com essa visão que a FETRABENS e seus filiados criaram o COMPENSAR – Projeto Ambiental do Transporte. Destinado a promover o engajamento de transportadores autônomos (que transportam cargas e bens) e sociedade como um todo em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento.

A implantação do COMPENSAR incentiva a incorporação de novas ações no setor, que passa a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado. Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional de empresas e caminhoneiros autônomos e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.

O COMPENSAR consiste em vários projetos, implementados e executados pelos sindicatos filiados à entidade, além de parcerias firmadas com os setores público e privado, que fortalecem o programa. Além disso, atua na formulação e execução de políticas públicas na área ambiental, participando ativamente dos principais fóruns de discussão do tema, especialmente no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).